• Home
  • [ Entrevista com Joe Hahn! ]

[ Entrevista com Joe Hahn! ]

Depois de ter feito uma entrevista com Phoenix Farrel em Dezembro do ano passado, o Linkin Park Association fez uma entrevista com o DJ do Linkin Park, Joseph Hahn, mais conhecido como Joe Hahn ou Mr. Hahn. Nessa entrevista, ele fala sobre o novo álbum da banda, “Minutes To Midnight”; sobre o que aconteceu com The Seed e King Rat; o que podemos esperar dele no Projekt Revolution 2007; e muito mais!

LPA: Há quanto tempo você teve a idéia do SURU, e por quê, exatamente, criou isso? Você está animado com esse projeto?

Joe: O SURU começou há dois anos. Eu quis ter um lugar que tivesse tudo o que eu gosto. Eu quis ter um lugar onde pudesse expor a arte que eu aprecio e eu quis fazer algo fora do Linkin Park. A forma, a arte e a música são coisas muito importantes que coexistem. Eu quis fazer um SURU do meu ponto de vista.

LPA: O SURU foi lançado na Califórnia, você planeja manter apenas esse único ou futuramente pretende abrir novas lojas em outros estados?

Joe: Eu amaria expandir o SURU para se transformar em uma corrente. Mas isso é algo que eu posso imaginar apenas para o futuro. Por enquanto, não.

LPA: Falando sobre seus outros talentos, eu me lembro de você ter falado há alguns anos atrás sobre um filme independente que você estava fazendo chamado “The Seed”. Teve uma época que você postou cenas exclusivas do filme no Linkin Park Underground, porém, desde então nunca mais ouvimos falar sobre esse filme e os fãs estão sedentos por novidades. Você tem uma estimativa de quando o filme será lançado, e se tem algum plano de passa-lo no linkinpark.com?

Joe: “The Seed” é um filme curto de apenas 12 minutos que eu produzi. Trata-se de decepções da mente. Eu o apresentei no Pusan Internacional Film Festival 2006 na Coréia do Sul. Eu estava tão ocupado com este novo álbum que acabei esquecendo do filme. Eu gostaria de apresenta-lo em mais alguns festivais antes de lançar na internet.

LPA: Qual é a situação do King Rat, Kung Fu High School, entre outros projetos de filmes que você planejou?

Joe: Aqueles projetos estão agora inativos. Foi difícil continuar com esses projetos por muitas razões diferentes. Hollywood é muito complicado. Andei conversando com algumas pessoas de Hollywood sobre alguns projetos. Mas não há nenhuma novidade até agora.

LPA: Julgando pela arte incluída no Hybrid Theory EP, entre outros trabalhos que você fez para o charity, percebe-se que você é um grande pintor e artista. Há planos de você expor todos os seus trabalhos em algum lugar como fez Mike Shinoda?

Joe: Estamos fazendo um livro pro Music For Relief e apresentaremos durante os shows no Projekt Revolution. Os rendimentos vão proteger o mundo do demônio. Quanto qualquer outro material, eu ocasionalmente os coloco na Thinkspace Gallery em Los Angeles. Tem algumas pinturas minhas lá atualmente. Há uma preview dela no my SlamXHype blog.

LPA: Seu Ningyo é um trabalho absolutamente incrível e o projeto é completamente inteligente e original. Qual era a sua inspiração pra fazer esse brinquedo? Tem até semelhanças com o Bruce Lee!

Joe: Se você já assistiu “Enter The Dragon”, você sabe que o vilão principal chamava-se Mr. Han. Eu me foquei na rivalidade entre Mr. Han e Mr. Bruce. Mr. Han é um macaco e foi responsável pela idéia da caixa e da cara. E daqui o Mr. Hahn o salva da morte. Eu fiz apenas 500 deles e serão vendidos daqui uns dias. Estarão disponíveis apenas no SURU.

LPA: Em “Minutes To Midnight”, alguns fãs perceberam que você aparece muito mais nas músicas do que em álbuns anteriores. Você diria que essa foi uma decisão em conjunto e foi feita durante a gravação?

Joe: Eu trabalhei muito com o Mike e o Brad. Mas, neste álbum, todos os membros da banda estavam trabalhando em tudo. Não ficamos limitados apenas a nossos instrumentos. Cada canção no álbum teve um pouco de cada um.

LPA: O vídeo de “What I’ve Done” é um dos melhores vídeos que você já criou, e como sempre, há uma mensagem por trás dele, e isso pode ser explicado perfeitamente apenas por quem o dirigiu. Qual era sua inspiração pra fazer esse vídeo e qual a mensagem que ele tem?

Joe: Havia muitas inspirações. A principal é do próprio mundo. Eu tentei fazer desse vídeo um espelho do mundo. As imagens foram selecionadas com cuidado para mostrar o contraste dinâmico entre a realização do homem e a destruição do homem. Nós vivemos com dezenas de luxos que foram descobertos durante a história. Ao mesmo tempo, não encontramos toda a felicidade em jogos. Há um contrapeso no mundo que pode ser derrubado a todo o momento e alguns podem discutir o porque de estarem sendo derrubadas. Nós como uma civilização deveríamos pelo menos manter esse contrapeso com responsabilidade.

LPA: A respeito do “Minutes To Midnight”, você se sente orgulhoso por esse trabalho?

Joe: Eu estou orgulho pelo fato de nós termos feito um álbum que estamos completamente e absolutamente orgulhosos dele. Essa é a coisa mais completa e intencional que já fizemos. Trabalhar nesse CD foi muito trabalhoso e por causa disso, não criamos uma ligação diferente dentro da banda.

Agradecimentos: Linkin Park Association

things aren't the way they were before; you wouldn't even recognize me anymore.