[Tradução completa do chat com Rob Bourdon]

O baterista do Linkin Park, Rob Bourdon, participou de mais um chat exclusivo com os membros do LPU.

Foram feitas perguntas pessoais, curiosidades dos shows e coisas sobre o novo álbum.

Para ler todas as perguntas e respostas do chat, clique em LEIA MAIS.

vegmonkey: Se vocês não tivessem feito este sucesso todo, onde você estaria e o que você estaria fazendo neste momento?

rbourdon: Gostaria de ser um caiçara no Havaí. Porque se fosse pra ser um caiçar, isso bem que poderia ser no Havaí.

tinkerbella25: Oi Rob! Quais são alguns dos elementos mais coesivos no novo álbum?

rbourdon: Atualmente estamos experimentando um monte de sons novos no álbum e não consigo apontar o dedo e mostrar o porquê, mas há uma série de instrumentos que normalmente não andam juntos mas estão soando muito bem juntos.

thegluelpfan: Vocês estão tentando algumas novas técnicas no novo álbum ou vocês estão voltando às raízes das músicas do LP?

rbourdon: Estamos tentando colocar um monte de coisas novas no álbum mas está parecendo que o álbum tem mais de uma identidade e mais continuidade do que eu esperava, quando começamos a trabalhar nele.
Escrever as partes de bateria no novo álbum foi complicado, e eu definitivamente tinha que pensar em coisas fora do meu padrão, para fazer a bateria se encaixar com algumas das coisas que estamos trabalhando. Tem sido extremamente difícil e eu finalmente estou começando a entrar no fluxo.

zara19: Hey Rob o que está acontecendo com o jogo para Ipod? Será que você aproveitou algo nesse processo de trabalhar em um projeto totalmente diferente? Obrigado por nos visitar, Zara do mikeshinodaclan.com

rbourdon: 8-bit está sendo testado agora, deverá ter uma data de lançamento marcada em breve.

zackj2245: você tem uma estimativa de quando vocês poderiam concluir o novo álbum?

rbourdon: É difícil dizer quando estará pronto, mas eu sinto que nós estamos trabalhando em várias coisas a cada semana, e planejamos tê-lo pronto até ao final do ano , espero que seja o mais cedo possível.

Your_Conscience: Hey Rob. Eu conheci você (e a banda) em junho do ano passado, quando eu estava grávida de sete meses… Então, quando você gostaria de conhecer o meu filho? XD Haha. Estou apenas brincando. =) A minha pergunta real é: Você já pensou em oferecer a um fã uma oportunidade de construir uma casa com vocês através de HFH?

rbourdon: Eu adoraria que os nossos fãs participassem mais conosco no Habitat For Humanity. Eu acho que eles são uma ótima organização e estão fazendo muita coisa boa no mundo e é ótimo ver nossos fãs se interessarem e participarem.

YSN7: Até que ponto o álbum já está pronto? Quero dizer, vocês estão passando por o que agora?

rbourdon: O processo de gravação do novo álbum é similar à maneira que nós gravamos o Minutes to Midnight. Estamos gravando um monte de partes, que provavelmente irão fazer parte do álbum assim que nós finalizarmos de compor isso.
Nos primeiros 2 álbuns, 90% do álbum foi feito antes que realmente entrássemos no estúdio.
Isso deixa um pouco mais difícil determinar quando vamos ter o álbum pronto, vamos finalizar um monte de material e nós estamos no ponto em que temos de escolher o nosso grupo de trabalho novamente e o foco no final das músicas, que irão compor o próximo álbum.

Arti_Bennoda: Ei, Rob! Fiquei curioso, “Not Alone” foi impulsionado por causa do momento, que a música tivesse sido especialmente feita para o MFR ou se tinha sido trabalhada antes do desastre ocorrido no Haiti? Obrigado!

rbourdon: Not Alone era uma música inacabada que estávamos trabalhando. Após o desastre no Haiti, nós terminamos os vocais e as letras em cerca de 24 horas. Agradecemos a vocês por divulgar os nossos esforços com o Download to Donate, nós levantamos bastante dinheiro para ajudar.

4Phil: Como a sua abordagem foi diferente neste álbum, em comparação aos álbuns anteriores?

rbourdon: Uma das coisas que é diferente no processo de gravação do álbum atual, é que estamos compondo música com a arte e com o visual do álbum em mente. Na verdade, temos um monte de recursos visuais no estúdio que nos ajudam a ajustar os visuais que gostamos, e também nos ajudam a mudar e redefinir o visual que queremos apresentar, junto com a música.
Uma das coisas que é bem interessante nessas novas músicas é que quando ouvi-las, ela cria um visual em sua mente e o leva numa viagem.

Bojkic: Hey Rob! Obrigado por se juntar a nós! Você usa algum novo drum set ou técnicas incomuns para as novas músicas? exemplos, por favor 😀 se apressem com o novo álbum. Alguma notícia (mesmo que seja vaga) sobre quando podemos esperar que começem o ciclo das turnês?! obrigado novamente!

rbourdon: Estive experimentando um monte de novas batidas de bateria, estou realmente tentando usar um lugwig kit, semelhante ao que o John Bonham usa.
Na semana passada, usei a minha drumkit soando como tambores tribais, e criei 6 camadas de faixas de bateria, que pareciam 10 pessoas tocando bateria juntas.
Não sei se farão parte do álbum mas foi divertido fazer.
Se ele não fizer parte do álbum, usarei para algo exclusivo do LPU!

CricketFairy: Olá! Você utiliza blocos de bateristas? Quando nada parece bom e você sente que está perdido, o que você faz para arranjar inspiração? <3

rbourdon: Sim todos nós escrevemos alguns blocos às vezes. Para mim, acho que é melhor simplesmente andar por aí por um pouco e fazer outra coisa, até que eu sinta inspirado ou tenha uma ideia. Uma das melhores coisas que você pode fazer é realmente tentar capitalizar quando você se sente inspirado e tem boas ideias. Às vezes você tem que cancelar tudo o que você está fazendo e fazer só isso. Tive dias em que eu criei mais em um só dia do que eu tinha feito em um mês inteiro.

Chemist999: Saudações, Rob. Existe alguma parte da gravação e no trabalho do álbum que poderiam facilmente viver sem ou que você gosta totalmente?

rbourdon: O trabalho feito no álbum é algo que eu realmente gosto, é muito divertido trabalhar e ser criativo com os outros caras. Eu sinto que nós nos comunicamos e trabalhamos melhor agora como uma banda, como nunca estivemos antes.

cincybmxlpfreak: Ei, Rob! Obrigado por conversar conosco hoje! Minha pergunta é: “Qual é a coisa que te incomoda mais no seu trabalho?” (Tem que ter ALGUMA COISA. Lol.) Com amor da Nellis AFB, em Las Vegas, NV! Graças a uma das muitas LPUers, chamada Jessica. 😛

rbourdon: A única coisa que é difícil no meu trabalho é estar longe de casa por longos períodos. Exceto que eu me sinto muito sortudo e feliz pelo trabalho que eu faço.

Chaps_LP: oi Rob… minha pergunta é: existirá, talvez, uma outra maneira de conseguir a(s) música(s) do jogo 8-bit? para aqueles que não possuem iPhone/iTouch? Obrigado por dedicar seu tempo para falar conosco… diga um oi para os outros rapazes

rbourdon: Nós gostaríamos de tentar fazer com que o jogo e a música, sejam disponíveis além do iPhone e iTouch, se possível, mas não sei como as coisas estão indo agora.

ConnerzAndMrSlushy: Você sente falta de tocar em lugares menores?

rbourdon: lugares menores são divertidos de se tocar porque você fica muito mais perto dos fãs, mas é difícil de tocar em locais pequenos, porque ficam quentes demais e não há tanto espaço no palco para se mover.
Não que eu me mova mas os outros caras gostam de se movimentar.

Dark_Reality_Creator: Oi Rob! Qual dos álbuns foi o mais difícil de compor até agora, HT, Meteora, MTM ou o novo? No novo álbum ,tem muito sons novos e sons “clássicos” do LP? Obrigado e saudações de Espanha

rbourdon: Cada álbum foi difícil em algum momento durante o processo de composição, cada um de uma maneira. À medida que avançávamos como compositores e aprendemos a superar certas dificuldades, novas dificuldades continuaram a aparecer.
No álbum atual, alguns dos desafios que temos, estão boa parte no material, e ter que escolher em qual se concentrar. Nós geralmente escolhemos as músicas por votação, com o Rick.

Gabo: Hey Rob! seu solos de bateria ao vivo em Bleed it out, são improvisações ou você se prepara de alguma forma para essas performances?

rbourdon: Meu solo de bateria em Bleed it Out é mais uma improvisação, após as primeiras vezes que eu toquei, eu comecei a achar uma maneira de começar o solo após os primeiros 15 ou 20 segundos, eu só faço o que eu sinto que devo fazer. Eu nunca pratiquei tocando solos antes, portanto, quando meus colegas me incentivaram a fazer um, e acabei ficando um pouco nervoso!

danielpsoad09: Hey Rob. Como você define o novo álbum, em termos de som? Mike e Chester tem falado muito sobre isso, dizendo que é “uma mistura entre HT e MTM” ou “pesado sem metal”. Poderia explicar um pouco mais? Saudações do Chile!

rbourdon: É realmente difícil de explicar como que o novo álbum vai soar. Eu sinto que tentar descrevê-lo com detalhes não será muito justo.
A música é definitivamente muito inspirada e realmente estamos gostando de fazê-las.

Exia_7: Qual a sua música favorita do LP pra tocar e as suas favoritas pra tocar que não são do LP?

rbourdon: Uma das minhas músicas favoritas do LP para tocar é Little things Give You Away.
Minha música favorita, que não seja do LP, pra tocar é Fool in the Rain – Led Zeppelin.

Ikate: Oi Rob! Qual a última música tocada no seu iPod? Saudações da Hungria <:o)

rbourdon: Estava ouvindo Radiohead – In Rainbows, enquanto estava correndo.

jlmoss1: Eu estava no show em Kansas City, em Ago08. Parecia que vocês estavam filmando o show. Vocês filmam todos os shows? O que vocês fazem com as imagens?

rbourdon: temos um amigo conosco na estrada, que está sempre filmando. Portanto, você pode tê-lo visto no palco. Eu não estou ciente de que tenha um videoshoot completo do show em Kansas City, mas temos um monte de filmagens feitas para o LP e LPUTV. e nós vamos divulgar algumas coisas boas, de vez em quando.

jrfaint: oi Rob, você acha que quando você está trabalhando nos discos, ficar tocando covers é uma forma de relaxar?

rbourdon: Sim, ficar tocando covers é definitivamente uma forma de relaxar e liberar minha mente. Também ajuda a aprender coisas novas e ficar com ideias para o material que eu estou trabalhando.

Kalliope: Oi Rob! Temos notado que vocês estão deixando o cabelo crescer, por que estão fazendo isso? É uma decisão da banda?

rbourdon: deixei o meu cabelo crescer porque eu cansei do estilo dele.
na verdade, deixei crescer quando eu estava em turnê na Ásia e não queria arriscar ficando com um corte de cabelo de alguém que eu não conheça, então eu apenas o deixei crescer.

krayzieish: Hey Rob! Eu estava no show em Mt View, CA, em 08, quando você fez uma brincadeira com o Brad, que acabou saindo do palco por um tempo, após o seu solo de bateria. Você se lembra o que passou pela sua cabeça no momento em que fez um solo mais longo dos que já havia feito antes?

rbourdon: No começo eu pensei que Brad estava tendo uma dificuldade técnica. Na segunda vez que ele não saiu, eu comecei a ficar desconfiado. Pela 3ª vez que o vi ao lado do palco rindo, e eu sabia que ainda deveria fazer um ritmo melhor, porque deveria estar fazendo um solo mais longo.
Na próxima oportunidade, revidei.
Eu tinha toda a banda andando fora do palco, enquanto ele estava fazendo um solo e também o deixei sozinho no palco.
Ele não esperava que na noite seguinte, sofresse um ataque bem sucedido.

lakerlink: Oi Rob, como é que vocês não colocaram “Not Alone” no guitar hero e rock band e assim, usar o dinheiro lucrado com os downloads para os jogos, que poderiam servir de ajuda ao Music For Relief

rbourdon: Essa é uma boa idéia. Você deveria trabalhar com marketing!

LP13413: Hey Rob. Nos álbuns anteriores, vimos edições especiais, incluindo um DVD bônus “making of”… Existe alguma coisa que nunca foi filmada durante as sessões de gravação do “Hybrid Theory”, e nunca houve alguma ideia de liberar videos assim?

rbourdon: Eu não acho que alguém filmou as sessões de gravação do Hybrid Theory, mas nós podemos ter algum vídeo amador com algum deles.
Seria realmente divertido verificar isso e se nós temos algumas coisas boas, talvez vamos liberá-las um dia.

LinkinPark215: Hey Rob, saudações da Australia! primeiro de tudo, muito obrigado por ter vindo aqui, sua performance é fantástica! A minha pergunta: Um monte de pessoas criticaram o MTM, dizendo que era “mainstream demais e não LP”. Quais foram as reações dentro da banda com essas críticas?

rbourdon: Muitas vezes, quando os artistas experimentam e tentam coisas novas, é natural que as pessoas critiquem ou fiquem repercutindo. Eu acho que quando as pessoas não gostaram como o Minutes to Midnight soava, isso lhes deu uma chance de eles finalmente crescerem junto com isso.
E uma vez que eles perceberam que isso foi significativamente diferente, eles foram capazes de apreciar o álbum, a partir do que ele realmente era.

MalFUNct10N: Hey Rob! Eu queria saber se existem planos especiais feitos para o aniversário de 10 anos do Hybrid Theory. Como, trazer de volta algumas músicas mais antigas ou iniciar uma nova LPU Tour. Boa sorte com o seu novo álbum e saudações da Grécia!

rbourdon: Nós conversamos sobre fazer algo especial para comemorar os 10 anos do HT, mas ainda não decidimos o que fazer ainda. Todos nós mal podemos acreditar que já se passaram 10 anos desde que lançamos o Hybrid Theory.

Michayzee: Olá Rob, no estúdio de vocês têm linda pintura, de decoração, na parede. É branco… com pontos vermelhos e pretos, que eram bem grandes! Quem fez essa arte? Ou será que vocês fizeram isso?

rbourdon: Você deveria perguntar ao Mike Shinoda, ele deve saber disso! Desculpe eu não sei te responder.

OneWay: Oi Rob! Eu estava pensando… quantas baquetas você costuma quebrar por noite? Você tem alguma história sobre as baquetas quebrando em um momento importuno? (TP) (Carol em Covina, CA)

rbourdon: eu raramente quebro baquetas, porque eu as mudo com frequência, para que não quebrem. Mas de vez em quando isso acontece e é sempre um pouco chocante, especialmente se é uma parte importante e difícil na música. Mas eu faço o que posso com um braço.
E espero que esse tipo de coisa não me atrapalhe muito!

PinkyLouloulp: Há um boato de que vocês não vão realizar uma turnê neste verão. São as gravações do novo álbum que estão afetando o ciclo de turnês ou vocês só querem dedicar todo o tempo de vocês com o álbum?

rbourdon: É difícil planejarmos uma turnê até que fiquemos mais perto de finalizar o álbum.
Estamos definitivamente em um fluxo muito forte de composição e estamos ansiosos para começar uma turnê, logo assim que terminarmos o álbum.

nico_skinnyman: Hey Rob, obrigado por ter vindo. Bem, eu só queria saber… Como a bateria vai soar no próximo álbum? Será mais eletrônico, como em New Divide ou será como no Meteora ou HT? Saudações de Madrid =)

rbourdon: As baterias no novo álbum são uma mistura de eletrônica e sons ao vivo. Há, definitivamente, alguns sons eletrônicos bens legais, que são diferentes do que fizemos antes, e as músicas estão soando melhor sem bateria ao vivo. Eu poderia ter que adicionar um kit eletrônico para o show, algo que seria bem legal.

RJ3000: Hey Rob, você mencionou coisas visuais e uma “viagem musical” no novo álbum, haverá um DVD ou algo lançado juntamente com o álbum?

rbourdon: Estamos pensando em usar certos recursos visuais disponíveis durante ou após a liberação do álbum. Estamos falando em usar o máximo disponível para os fãs, o quanto for possível, para que as pessoas possam realmente ter uma ideia de como era fazer o álbum e dar a todos uma sensação de onde estávamos, durante o processo de gravação.

Scott360 : Hey Rob. ao criar novas batidas, é um processo de improvisação aleatório até encontrar algo que você gosta, ou algo metódico – como decidir o primeiro tempo, etc. saudações da Inglaterra e aguardamos a próxima turnê do LP por aqui!

rbourdon: Ultimamente, ao criar novas batidas, eu tenho a gravado improvisações para a música em que estou trabalhando. Vou gravar 15-20 minutos de ideias de baterias, e tentar não pensar muito no que estou fazendo.
Depois que eu terminar esse processo, eu vou voltar e ouvir, editando os pequenos pedaços que soaram bem para mim.
Então eu vou juntando os pedaços e os uso como ponto de partida para criar a parte certa de bateria para aquela música.

rbourdon: eu tenho que ir embora agora, estou indo gravar algumas baterias agora.
rbourdon: obrigado a todos pela conversa, e esperamos ver todos vocês em breve, eu não vejo a hora de vocês ouvirem o novo álbum!