• Home
  • Álbum
  • Mike Shinoda fala sobre o concurso Linkin Park, Featuring You

Mike Shinoda fala sobre o concurso Linkin Park, Featuring You

Mike Shinoda concedeu uma entrevista para a BoomTown, onde falou de suas expectativas para o concurso Linkin Park, Featuring You:

É bom ouvir o entusiasmo por parte da banda Linkin Park, com o membro Mike Shinoda falando sobre uma inovação para a música industrial, dando aos fãs, a chance de fazer parte da banda, ícone do rock, vencedora do Grammy.

Isso é porque a maioria dos artistas ou dos compositores – ao mesmo tempo que todos os diretos de músicas na Internet confrontam direto com seus negócios – usam essa ideia para criar e divulgar seu material, de uma forma que mudou drasticamente a industria musical.

Leia a matéria completa, clicando em MAIS.

Não é só o Shinoda que tem certeza que ele encontrará algum talento real através de uma competição online, chamada “Linkin Park, Featuring You“, que dá a oportunidade para qualquer um, de colaborar com a banda e produzir uma música original, baseada em algumas das faixas do próximo single, chamado “The Catalyst“.

A música está no próximo álbum do Linkin Park, “A Thousand Suns“, que será lançado no dia 14 de setembro.

Nós olhamos para isto como algo arriscado e divertido, guardando um lugar no álbum, para algo que poderá ser qualquer coisa“, disse ele em uma entrevista para a BoomTown, no início desta semana. “É criativo permitir que os fãs sejam ouvidos e, claro, é uma ótima maneira de promover o álbum.

Claro que é, mas Shinoda disse que não espera ter que colocar qualquer música de má qualidade no álbum, para apenas vender mais música.

O álbum não poderia ser a coisa mais importante para nós, e este é certamente um fator X, seria como se estivéssemos remando contra a maré“, disse. “Mas a Internet tem dado realmente muito mais chances para as pessoas de serem ouvidas e, como já aconteceu, os amadores são bem melhores do que esperávamos.”

Até agora, Shinoda disse que tem algumas dezenas de amostras com milhares de votos, e quer selecionar o vencedor de forma aleatória ou através de um sistema de ranking de popularidade que o concurso usa. Ele disse que também está usando um grupo de pessoas que fazem parte da equipe de trabalho do Linkin Park, para filtrar o material.

Mas, finalmente, Shinoda e seus companheiros de banda vão escolher o remix vencedor, que será incluído no novo álbum da banda ou o vencedor será convidado para tocar com a banda em uma música do próximo disco. De qualquer maneira, um prêmio muito bom para um aspirante a músico.

Shinoda disse que espera ouvir vários tipos de sons diferentes de música eletrônica, com guitarras e teclados, ou com berrantes (“Ninguém apresentou uma versão com berrantes até agora“, ele riu. “Mas eu espero que alguém faça isso.”)

O Linkin Park está usando um grupo de empresas de internet para realizar o concurso de remixes dos usuários, incluindo o: MySpace Music (plataforma de promoção e contato direto com os fãs); Indaba Music (que hospeda a aplicação do MySpace que permite aos músicos enviarem seus remixes pelo MySpace), Top Spin Media (usando seu e-mail para criar um widget e divulgar o remix dos participantes) e Ning (o sistema usado no site do Linkin Park, onde são distribuídos os trechos das músicas para participar do concurso).

Já houve competições online de remixes, feitos anteriormente, como o Snoop Dogg’s “That Tree” Remix Contest, que teve mais de 8.000 participações e gerou muito interesse dos fãs.

Mas essa promoção é claramente mais ambiciosa, talvez porque Shinoda é claramente um tecnólogo, com um interesse contínuo em encher o site do Linkin Park com quebra-cabeças, jogos e outros recursos interativos.

Na verdade, o Linkin Park já havia realizado um pequeno concurso para os fãs, para apresentarem os projetos de personagens, usados em um jogo da banda, lançado em abril, chamado “8-Bit Rebellion“, jogo para a Apple (AAPL), iPod Touch, iPhone e iPad. E, depois que jogo for zerado por um jogador, é destravada uma nova música do Linkin Park, chamada “Blackbirds“.

Shinoda disse que a banda espera fazer muito mais coisas digitalmente, tentando envolver e engajar fãs de maneiras que eles nunca tinham experimentado antes.

Há um grande fator desconhecido e isso não é algo que eu teria feito há cinco anos atrás“, disse ele sobre o concurso de colaboração mais recente. “Mas eu não tenho medo dos meus fãs fizerem uma música realmente boa, mesmo se eles forem melhores do que eu.