‘Alcançamos o nosso objetivo’, diz Rob Bourdon

O site ABC.es, divulgou uma matéria sobre o novo álbum do Linkin Park, A Thousand Suns:

A banda californiana Linkin Park, comemora o seu décimo aniversário de sua carreira, com o lançamento, em setembro, de A Thousand Suns, álbum mais experimental desde a época do rapcore.

O single The Catalyst servirá como uma prévia do trabalho da banda e irá estrear nas rádios de todo o mundo, a partir 02 de agosto.

Estamos planejando fazer algo diferente, usando diferentes instrumentos. Penso que o nosso último álbum (“Minutes to Midnight”, de 2007) foi o início dessa exploração de novos sons, e neste álbum, foi ainda mais difícil de fazer as coisas diferentemente do que estávamos acostumados“, disse o baterista Rob Bourdon.

Leia a matéria completa, clicando em mais, que está logo abaixo.

O experimento resultou em um trabalho compacto, que combina o lírico com a música “hard”, que agora está na fase de mixação, que terá o lançamento em 14 de Setembro.

Alcançamos o nosso objetivo“, disse, satisfeito, Bourdon, que aconselha os fãs do Linkin Park prestarem atenção no álbum do “começo ao fim“.

“Ele leva você a uma viagem a qual algumas músicas são relacionadas com outras, elas se complementam. Elass tem maior impacto quando você ouvi-las todas juntas”, disse o baterista, que, como seus colegas, está ciente de que sua evolução pode não ser o reconhecida por todos os fãs.

Nós tentamos não se preocupar com o que as outras pessoas pensam quando fazemos música, porque não é algo produtivo“, disse o vocalista Chester Bennington, uma década depois de ter publicado o seu sucesso Hybrid Theory (2000), dizendo que o grupo amadureceu.

A música que fizemos agora é o resultado de tentar colocar pressão sobre nós mesmos para fazer algo único. Espero que não soaremos como a mesma banda que éramos (quando começamos a carreira) porque isso é algo que nós não queremos que aconteça ao longo de nossa carreira“, disse Bennington.

Os criadores de músicas como Somewhere I Belong, Crawling e In the End se reinventaram e justificaram a sua obsessão por se reinventarem pois, se fosse de outra forma, “seria uma coisa chata” e não iria motivá-los a continuar a fazer música, disse Bourdon.

A Thousand Suns será o quarto álbum de estúdio depois do Hybrid Theory (2000), Meteora (2003) e Minutes to Midnight (2007) e o segundo álbum, com a supervisão do produtor Rick Rubin, especialista em bater recorde com artistas como Johnny Cash ou grupos como Public Enemy, AC/DC ou U2.

Levamos uma par de anos“, disse Bennington, que explicou que o álbum terá aproximadamente a duração de 40 minutos.

Uma das grandes coisas de trabalhar com o Rubin, é que nós nos propusemos um prazo para a conclusão do disco. Sobre quanto o de tempo que teríamos. Você tem que deixar as coisas fluirem. É um sistema divertido e indolor, que passa e leva tempo“, explicou o cantor.

Esta abordagem aberta levou o grupo a deixar com os fãs, a última peça que completa o quebra-cabeça de A Thousand Suns.

Através de sua página do MySpace, o Linkin Park convidou seus fãs a fazerem sua própria versão do single The Catalyst, usando como base alguns trechos, por eles fornecidos, tendo como plano adicionar no álbum a versão que eles mais gostarem, uma proposta que achei interessante, mas arriscada.

“Assusta essa ideia, é como se você fosse um pintor e dizer a alguém que poderia pintar em uma parte de sua tela. Certamente você achará que vai ficar ruim, ou não, desde que seja coerente com o resto do quadro“, disse Bennington, um pouco otimista.

É insensato pensar que vamos encontrar algo que satisfaça a todos, mas a resposta das pessoas foram impressionantes. Pode ser que tenhamos um bom material de tal forma, que será difícil no fim, escolher a melhor entre todas as coisas boas.

O Linkin Park começará sua turnê mundial em 7 de outubro com um show em Buenos Aires, que será seguido com apresentações em Santiago do Chile (09 de outubro) e São Paulo (11 de Outubro), antes de ir para a Europa, onde, a princípio, espera-se passar na Espanha.

O nosso objetivo é obter mais músicas com mais freqüência. Gostaríamos de estar pronto para voltar ao estúdio em setembro, mas também queremos fazer mais uma turnê. Nós vamos passar o resto de nossa carreira tentando encontrar um equilíbrio entre estar no estúdio e na estrada” confessou Bennington.