O Poder da Música Acende Esperança no Haiti

Após visita ao Haiti, na última terça-feira (12/04), Phoenix escreveu uma nota no Huffington Post junto a Peter Yeo falando sobre o progresso que já foi atingido pelos haitianos, e o trabalho que ainda deve ser feito para ajudar o país a se reerguer.

Port Au Prince, Haiti – Enquanto o Haiti recebe um novo presidente, que também é um músico, nós começamos a pensar sobre o poder da música para trazer mudanças para o Haiti. A música tem sido fonte de inspiração para pessoas por um longo tempo, e pode ser a motivadora perfeita para inicitar uma ação para criar um mundo melhor. Como membro de uma banda de rock e líder na Fundação das Nações Unidas, nós somos um par único, mas nossa meta é a mesma. Nós estamos comprometidos à ajudar as Nações Unidas a proteger mulheres e meninas  haitianas da violência consequente ao terremoto de 2010 e nós estamos instigando fãs da música por todo o mundo para fazer o mesmo.

Aproximadamente 3 milhões de pessoas ficaram sem casa em um instante quando o terremoto de escala 7.0 sacudiu o Haiti em Janeiro do ano passado. Sobreviventes armaram barracas e tendas nos espaços abertos que conseguiam achar. Durante nossa viagem ao Haiti hoje, nós encontramos várias mulheres que representam quase um milhão de pessoas que ainda estão morando nesses chamados “assentamentos espontâneos”. Uma combinação de condições escuras e limitadas gerou uma onda de violência com base no sexo. Em alguns dos campos maiores, estupros são quase uma ocorrência diária. Para piorar, há poucos recursos para a justiça para vitímas de violência sexual.

No entanto, coisas relativamente simples podem percorrer um longo caminho para melhorar a segurança e bem-estar das mulheres que vivem nos campos. Um dos pedidos mais comuns dos residentes dos campos é iluminação durante a noite para que mulheres e meninas possam se sentir mais seguras quando forem ao banheiro nas extremidades dos campos. Luzes de rua ajudam manter supostos predadores nas sombras, então a ONU e outros parceiros estão trabalhando diretamente com moradores do campo para distribuir luzes de energia solar para os campos – e deixando as mulheres do campo decidirem onde as luzes devem ser colocadas.

Durante a visita ao campo Corail, onde 250 famílias deslocadas pelo terremoto ganharam refúgio em estruturas temporárias construidas pela ONU, nós conhecemos mulheres e meninas que se sentiam ameaçadas à noite porque no campo não tinha eletricidade ou luz. As crianças também não tinham um lugar para estudar e ler à noite. Como resultado do apoio da Fundação das Nações Unidas,  Music for Relief e outros doadores, instalaram luzes de energia solar em pontos estratégicos no campo. Quando perguntei a uma garota chamada Jessica sobre como ela estudava de noite, seus olhos brilharam, e ela respondeu “a luz!”. Um garoto chamado Will disse que, antes das luzes, todos permaneciam em suas tendas depois do pôr do sol. Agora as crianças tem um lugar para se  juntar com os amigos. Conforme dirigíamos pelo campo, nós passamos por outro campo da ONU onde, luz após luz, as crianças estavam reunidas.

Até agora, 200 luzes foram instaladas nos campos. Mas a necessidade é bem maior do que isso. É por isso que o Music for Relief do Linkin Park está se juntando a Fundação das Nações Unidas para levantar dinheiro para a iluminação de energia solar. Music for Relief, sem fins lucrativos fundada pelos membros da banda Linkin Park após o tsunami no oceano Índico em 2004, está ajudando as Nações Unidas e a Fundação a prover luzes de rua a partir da energia solar  nos campos para manter as mulheres e meninas seguras à noite.

Linkin Park decidiu se juntar com as Nações Unidas porque reconstruir após um desastre desta magnetude requer investimentos sustentáveis, não somente uma injeção única de fundos. A ONU está no Haiti há anos – e muito tempo após o Haiti sair das manchetes dos jornais, a ONU ainda estará no Haiti ajudando o país a se reerguer.

Custa mais ou menos 2 mil dólares para adquirir, enviar, e instalar um poste com iluminação solar. Nossa meta é enviar 100 luzes para os campos do Haiti. É fácil ajudar através do  Downloadtodonate.org e como bonus aqueles que doarem terão acesso a várias faixas especiais disponiveis para download dos melhores artistas. Mantenha-se sintonizado para um novo vídeo da música “Not Alone” do Linkin Park, que está incluído na coleção para ilustrar o progresso que o Haiti vem fazendo, e as necessidades maiores que ainda existem.

Após encontrar com mulheres e meninas, hoje, e saber o desafio que passam à cada dia, é mais importante do que nunca fazer tudo o que podemos para iluminar o futuro para as mulheres e meninas haitianas. Estima-se que 43% das famílias no Haiti são lideradas por mulheres. Enquanto o Haiti reconstrói e as pessoas mudam das tendas e cabanas para abrigos mais estáveis, nós devemos apoiar oportunidades de trabalho para as mulheres e promover  a saúde e educação para as meninas. No meio tempo, a iluminação de rua por energia solar irá tornar as coisas um pouco mais seguras para mulheres e meninas lutando para sobreviver nas cidades de tendas do Haiti.

Então ligue a música, se inspire, e aja pelo Haiti. Se cada um de nós fizer nossa parte, juntos nós podemos ajudar a iluminar o futuro para mulheres e meninas.