• Home
  • Entrevista
  • Linkin Park detalha esforços em andamento para recuperação do Haiti

Linkin Park detalha esforços em andamento para recuperação do Haiti

A MTV postou uma entrevista feita com Phoenix sobre sua ida ao Haiti na semana passada. Ele fala sobre os esforços para a recuperação do Haiti, e um pouco sobre a parceria com a ONU. Recentemente, Phoenix escreveu sobre o trabalho feito no Haiti no Huffington Post. Abaixo segue um vídeo rápido, e a tradução na íntegra.

Mais de um ano se passou desde que um terremoto devastou o Haiti, e, como é infelizmente o caso com catástrofes como essa, o foco do mundo deslocou-se para outro lugar, apesar do fato que o esforço para a recuperação ainda esteja em andamento.

Mas um grupo que não se esqueceu do povo haitiano é o Linkin Park, que, através da caridade Music for Relief – e em conjunto com a ONU – estão trabalhando para trazer luz à nação… literalmente. Eles começaram um programa para construir iluminação de energia solar em muitos campos deslocados (que são o lar para mais de 1 milhão de haitianos), e semana passada, apesar de estarem prestes a filmar um vídeo para seu novo single “Iridescent” a banda enviou o baixista Dave “Phoenix” Farrell para Port-au-Prince para checar o progresso.

“Eu acabei de voltar do Haiti na noite passada,” Farrell disse no set de filmagem de “Iridescent” em Los Angeles. “Eu fui até lá para checar no que temos trabalhado com o Music for Relief, em conjunto com a ONU. Nós basicamente temos trabalhado para instalar um pouco de iluminação de energia solar em alguns dos campos de lá… o campo que visitamos em particular tinha 40 mil pessoas… e sem eletricidade.

“Então, de noite, mulheres e crianças são muito suscetíveis à violência, estupro, e todos os tipos de coisas realmente terríveis, mesmo quando estão fazendo algo simples como tentando usar as latrinas, os banheiros, etc,” Farrell continuou. “Nós temos colocado iluminação de energia solar em áreas estratégicas, e descobrimos que não somente baixou a taxa de criminalidade, mas proporcionou aos campos um lugar onde as crianças podem ir e brincar à noite, e, além disso nós temos estudantes estudando e lendo as luzes à noite.”

E embora Farrell disse que ele ficou “maravilhado” pela resilência e espírito do povo haitiano, ele percebe que trazer a nação de volta da beira do abismo é um processo em andamento – processo que irá levar muito mais tempo do que muitos poderiam imaginar. Mas, com seus colegas, a ONU, e seus amigos músicos ao seu lado, Farrell está confiante de que, eventualmente, o Haiti vai se recuperar.

“Nós sempre sentimos que a música é uma força muito inspiradora e unificadora, e com Music for Relief, nós sempre quisemos que fosse algo mais,” ele disse. “Não é para ser ‘Linkin Park for Relief’: é realmente para ser ‘Music for Relief’. Nós sempre sentimos que com um grupo de pessoas unidas, você pode fazer muito mais do que individualmente.”