Entrevista para The Wall Street Journal

Jennifer Valentino do blog Digits no The Wall Street Journal fez um texto sobre o novo aplicativo da Apple que transmitiu o iTunes Festival do dia 4 de julho, com algumas palavras de Mike Shinoda. Confira a tradução abaixo:

Fãs de música que não poderão ir ao festival iTunes em Londres esse ano podem ver Coldplay, Adele e Foo Fighters ao vivo, com um novo aplicativo da Apple que transmite o show em tempo real. O aplicativo gratuito, iTunes Festival London 2011, não custa nada porque marca a primeira vez que a própria Apple cria um programa como esse.

Normalmente os aplicativos gigantes da tecnologia são mais fundamentais – aplicativos como iMovie e editores de texto. O aplicativo iTunes Festival demonstra como aplicativos para eventos individuais estão se tornando mais importantes – e como o entreterimento da transmissão em tempo real poderia ser o caminho para iPad e iPhone no futuro.

Mas a aproximação aos fãs online e através de aplicações está se tornando mais importante para os artistas. “Nós nos esforçamos muito para tentar manter os fãs entretidos e manter contato,” disse Mike Shinoda do Linkin Park em uma entrevista com a Digits. Além de ter seu show transmitido pelo aplicativo do iTunes, a banda também tem um aplicativo oficial do iPhone e um jogo para celular chamado Linkin Park 8-Bit Rebellion. “Nós nos divertimos muito com isso,” Shinoda disse sobre os projetos da banda com sua base de fãs online.

Mas ele disse que há uma necessidade para algo que centralize os esforços dos artistas na Web. “Pessoas moram em diferentes comunidades online,” ele disse. “Como usuário eu ficaria mais feliz se eu tivesse um caminho mais simples para agregar tudo isso.”

O aplicativo iTunes Festival permite aos fãs assistir tranmissões ao vivo em alta definição e repetições por demanda. Também fornece aos fãs mais informações sobre seus artistas favoritos – e claro os leva de volta para o iTunes caso quiserem comprar alguma música. Para aqueles que tem a nova Apple TV pode até transmitir as apresentações em uma tela grande – um ponto atraente para Apple enquanto a batalha pelos sistemas de conexão Internet-TV esquentam.

Em um teste do aplicativo no iPad e iPhone, a transmissão em tempo real veio como cristal claro – mesmo quando sua blogueira Digits estava em uma conexão 3G, ao invés de Wi-Fi.

O festival fica disponível até o final de Julho, então os fãs ainda tem bastante tempo para apreciar o show.