DSPs: Uma carta aberta

Nós do LinkinPark:br e vários outros fã-sites nos juntamos com o LPLive para enviar uma carta aberta ao Linkin Park e sua equipe, sobre a possibilidade de lançar DSPs antigos (shows antes de 2007). Abaixo você poderá ler na íntegra o nosso pensamento e pedido (e de todos que colaboraram) sobre esses áudios, confira:

3 de Março de 2013

Para:
Administração do Linkin Park
Equipe de turnê do Linkin Park e a todos a quem possa interessar,

Estamos escrevendo para mostrar nosso apreço pelos shows lançados e vendidos online pelo Linkin Park, assim como trazer à tona a possibilidade do lançamento de outros shows antigos pela banda.

A comunidade de fãs é muito agradecida pela ideia dos DSPs (Digital Souvenir Package), que permite que fãs de todo o mundo revivam a experiência do show diversas vezes.
Lançado em julho de 2007 no Projekt Revolution, os shows ao vivo começaram a ser disponibilizados através de um código disponível no show. A partir de 2008 os fãs puderam comprar o show online (às vezes com o ingresso), que inclui o áudio da performance e fotos do evento na página downloads.linkinpark.com.

O sistema de DSP continua até hoje, incluindo shows de 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012. Os DSPs se tornaram bastante populares entre os fãs da banda, encorajando discussões sobre cada show lançado (incríveis 229 shows até março de 2013).

Em 2008, Chester comentou, “Como sabem, nossos setlists mudam, tocamos músicas em uma noite que não tocamos na próxima, então se você quer essas músicas, encorajamos nossos fãs a trocarem os DSPs entre si, se conhecendo e trocando ideias, e isso é uma das coisas que realmente gostaríamos que os fãs fizessem com os DSPs.”

Mike disse a mesma coisa ano passado durante o Projekt Revolution: “Os fãs adoram os DSPs. Quer dizer, se você for ao nosso site e olhar o fórum temos uma sessão inteira dedicada aos fãs que querem trocar os arquivos e dividir as experiências sobre o show. Para nós, dá para ter essa mesma ideia em outras bandas, essa turnê é baseada em ver aonde chegamos. Mantemos nossa mente aberta ao que acontece a cada noite, e tentamos fazer o set baseados no que sentimos, sentimos o que a platéia quer que façamos e tocamos. Dito isso, você percebe que cada show é um pouco diferente, às vezes bastante diferente. E isso é para tornar a experiência melhor para os fãs, e com o DSP eles podem levar isso pra casa.”

Como Mike disse, há uma grande massa de fãs que gostam de colecionar e discutir sobre as gravações oficiais dos shows, tanto no site oficial quanto nos diversos fãs sites. Além disso, nesses fã sites (fóruns e sites torrent também) há gravações feitas por fãs de 2000 a 2013 que os fãs trocam, colecionam e ouvem repetidamente. Através dos anos, muitos fãs puderam aproveitar pontos altos das performances da banda graças à dedicação daqueles que gravaram os shows. Ainda assim, é comum a falta de qualidade dessas gravações.

Antes de 2007, quando os CDs ao vivo começaram, apenas um show havia sido lançado oficialmente pela banda – o CD/DVD “Live in Texas”, em 2003. Nada do começo da carreira ao vivo da banda até 2003 foi disponibilizado, e nada entre 2004 e 2006 (desde “Live in Texas” até os DSPs em 2007). Houve algumas canções ao vivo colocadas em lançamentos da banda, (singles internacionais e cd’s do LPU), como uma música em 2003 e algumas em 2006, por exemplo.

Com o lançamento de “Hybrid Theory Studio Collection” pelo iTunes (janeiro de 2013), a versão de ‘High Voltage’ do show de Wantagh, NY, de 2001, apareceu – um show gravado pelo Linkin Park, mas nunca lançado. Além desse show, sabemos de muitas outras apresentações antigas que tiveram músicas gravadas, mas nunca foram disponibilizadas em completo.

Shows lançados parcialmente em singles:
2001-03-24 London, UK
2001-08-09 Wantagh, NY
2001-09-16 London, UK
2001-11-17 Tacoma, WA
2002-02-23 San Diego, CA
2003-02-27 Hamburg, DE
2003-03-11 Worcester, MA
2003-03-17 Detroit, MI
2003-08-22 Reading, UK
2004-08-13 Atlanta, GA
2004-08-18 Tampa, FL
2006-08-12 Osaka, JP
2006-08-13 Tokyo, JP
+ Além de outras performances sem data do Ozzfest 2001, Family Values Tour 2001, LP Underground Tour 2003 e Projekt Revolution 2004.

Com os DSPs, o Linkin Park lançou apenas shows recentes dos últimos anos (2007-2012). No arquivo dos bootlegs oficiais (downloads.linkinpark.com), os visitantes podem ver uma lista de “top 5” shows. Atualmente, são: New York City 2008 (o show com a aparição surpresa de Jay-Z), Paris 2010 (o show com a aparição de ‘A Place for my Head’, do aniversário de 10 anos do Hybrid Theory), Berlin 2010 (o primeiro show lançado com músicas de A Thousand Suns), e Israel 2010 (o primeiro show da banda no país). Obviamente, os shows de mais “importância” (com uma música especial, a primeira aparição de uma música, um convidado especial ou o primeiro show da banda em um país) são os shows mais comprados.

Se você fizer uma enquete online, turnês antigas como o Projekt Revolution 2004 estão no topo da lista de “turnês preferidas” entre os fãs, e tendo uma plataforma pronta (downloads.linkinpark.com), a banda tem um meio de lançar os shows antigos para os fãs. Shows antigos tem destaques também – o Projekt Revolution 2002, por exemplo, tem diversos convidados, um cover de ‘My Own Summer’ do Deftones e raras aparições de músicas como ‘It’s Going Down’ e ‘And One’. Além disso, a tour no Japão em 2006 teve ‘Reading my Eyes’ (tocada ao vivo apenas 8 vezes) e shows antigos (entre 2001 e 2004) tiveram músicas que nunca foram lançadas ao vivo pela banda, como ‘Hit the Floor’ e ‘Forgotten’.

Não há dúvidas de que há um interesse por parte dos fãs do Linkin Park, já que existe há anos (como você pode ver pelos fã sites abaixo). O lançamento de um show antigo da banda seria incrível para os fãs da banda e de suas performances ao vivo.
No site de lançamentos online do Incubus (http://incubuslivebootlegs.com), a banda tem uma lista dos shows gravados (disponíveis até em formatos lossless) e os fãs podem votar em quais querem que sejam mixados e lançados. Sabemos que muitos shows não foram disponibilizados devido a contratos/restrições de vários grupos como festivais, etc, mas achamos que há pelo menos alguns dos shows mais antigos que poderiam ser mixados e lançados para a comunidade de fãs. Para concluir, seria incrível para os fãs poder ouvir algumas das performances antigas da banda!

Obrigado por seu tempo,

Linkin Park Livetwitter.com/lplive
The Linkin Park Associationtwitter.com/LPAssociation
Mike Shinoda Clantwitter.com/mikeshinodaclan
The Linkin Park Timestwitter.com/LPTimes
Linkin Park Fan Cornertwitter.com/LPFanCorner
Wretches & Kingstwitter.com/WaK_Website
LinkinPark:brtwitter.com/LinkinParkbr
Linkin Park Francetwitter.com/linkinparkfr
Linkin Park Italytwitter.com/lpitaly
Linkin Park Méxicotwitter.com/LinkinParkMX
LP Revolutiontwitter.com/lprevolution
BlackChester.detwitter.com/BlackChesterde
Linkin Park BEtwitter.com/LinkinParkBe
LP Australiatwitter.com/LinkinParkAus
Bleeding Soldiers (Linkin Park Peru)twitter.com/LinkinParkPeru
Soldiers Argentinostwitter.com/Soldiers_Arg
Fuck Yeah Linkin Park

Se você é a favor desta ideia, ajude nessa campanha compartilhando este texto e linkando todos os sites participantes, tanto no Facebook, Twitter, Tumblr e etc. Quanto mais pessoas ajudarem na divulgação, mais chances temos de obter uma resposta. Contamos com o apoio de vocês!

Fotógrafo e Produtor de Vídeo