Há 10 Anos: Linkin Park pela primeira vez no Brasil

Hoje, 11/09/2014, comemoramos 10 anos da primeira apresentação do Linkin Park no Brasil. O maior show, o maior público, no maior país da América Latina.

O texto abaixo foi escrito pelo nosso colunista e jornalista Eduardo Vasconcelos, que vale a pena ler.

Para sempre o maior

A memória me trai. Já não sei se foi exatamente às 22 horas. Mas, se houve atraso, não deve ter sido maior do que de cinco minutos. O que veio depois, entretanto, é como uma chama que não se apaga, um rio que não seca ou uma brisa que não para de soprar. O que veio depois ficou para sempre.

Já vi shows grandes, mas nada como aquilo. Um estádio, uma banda, dois álbuns, quatro anos de mainstream. Esses números minúsculos parecem não fazer sentido quando se percebe que 75 mil pessoas se reuniram naquele sábado para pôr os pulmões para fora. Muitos – a maioria, provavelmente -, pela primeira vez.

Durante uma hora e quinze minutos, o Linkin Park fez o que se tornou o maior show de sua carreira. E nos deu uma das maiores experiências de nossas vidas: saímos de nossas cidades, lidamos com a ansiedade e o inesperado, vestimos camisetas pretas e vimos rostos tão felizes expressando que sentiam o mesmo que nós.

Ao redor do que foi a apresentação da banda, amizades foram feitas, colegas se tornaram amigos pessoais, pais acompanharam filhos, tios fizeram a alegria de um sobrinho. Duvido que aquele 11 de setembro de 2004 tenha sido apenas um show, ou simplesmente o que selou com chave de ouro a turnê de Meteora.

O que torna tão especial aquela noite é a sua espontaneidade, que nunca mais se repetirá. Numa época em que a internet ainda engatinhava no Brasil, o impecável set list despejou uma surpresa atrás da outra, e a realidade só bateu quando a característica guitarra de “One Step Closer” rasgou os ouvidos. Não era o anúncio de uma despedida, mas sim de um elo imortalizado.

Há exatamente dez anos, o Linkin Park fazia, no estádio do Morumbi, em São Paulo, seu maior show. A memória começa a nos trair os detalhes, mas tudo o que veio depois, em decorrência daquela dia, se tornou, à sua maneira, tão importante quanto.

Nos vemos em Belo Horizonte. E em Brasília.

Fotógrafo e Produtor de Vídeo