• Home
  • Noticias
  • Joe Hahn estreia como diretor em “Mall”: assista ao vídeo exclusivo

Joe Hahn estreia como diretor em “Mall”: assista ao vídeo exclusivo

“Mall” talvez seja a estreia de Joe Hahn, DJ do Linkin Park, como diretor, mas certamente ele já vem trabalhando nisso desde que a banda começou. Assista ao clipe exclusivo de Mall:

Enquanto estudava no Art Center College of Design em Pasadena, Hahn, co-fundador do Linkin Park, dirigiu por volta de 30 vídeos da banda desde a sua estreia com Hybrid Theory, em 2000. Segundo ele, essa foi uma experiência imensurável, da qual ele pode fazer bom uso enquanto produzia Mall com os artistas Vincent D’Onofrio (que também produziu e co-escreveu o script de um romance de Eric Bogosian), Gina Gershon, Cameron Monaghan e James Frecheville.

“Os vídeos musicais são experimentos neles mesmos”, explica Hahn. “As próprias músicas indicam uma estrutura que você consegue seguir facilmente – você pode escolher construir uma narrativa concreta ou algo abstrato, que juntando com algumas técnicas visuais te ajudam a transmitir a emoção desejada. Então eu peguei essa ideia e introduzi na filmagem, onde o script tem que ser bem sólido, assim como uma música tem de ser sólida para que os vídeos sejam ainda melhores do que a música em si. É tudo uma questão de ir construindo aqui e ali, e tendo uma ideia do que você quer fazer e traçar um plano de como chegar ao resultado.”

Contudo, Joe curtiu ter mais tempo e recursos com Mall, que estreia nos cinemas dia 17 de Outubro, após estrear na Comic-Con desse ano em San Diego. “Para videoclipes temos apenas alguns dias para criar tudo,” Hahn observa, “e é mais voltado para a performance do que para o diálogo, que é mais característico em filmes. E nesse filme em particular eu tive 18 dias para gravar, então isso também foi muito bom.” E, Hahn acrescenta, a experiência dele com o fundamental da produção visual diminuiu qualquer apreensão que ele pudesse ter tido ao adentrar na esfera da longa-metragem.

“Eu não acho que tenha sido intimidado por qualquer coisa”, diz ele. “Eu acho que é uma questão de você explorar e dissecar como as coisas funcionam e escolhendo a equipe certa, os atores certos, tendo um ótimo script – e eu amei o script desde o momento que o li da primeira vez. Como diretor você desempenha um papel de liderança ao entrar num time que te apoia e vê suas ideias criarem vida, e também ir juntando as ideias dos outros. Eu acho que o que me fez ficar envolvido em algo assim é que não há espaço para o nervosismo. Eu olhei por um lado divertido, e realmente não fiquei nervoso. É parecido com tocar em shows; as pessoas me perguntam sobre ficar nervoso no palco, mas eu também me divirto muito e acabo não me preocupando com nada disso.”

Para a trilha sonora de Mall, Hahn ficou com o “time da casa”, usando seus companheiros de banda Mike Shinoda, Chester Bennington e Dave Farrell, além do compositor Alec Puro. “Eu conheci o Puro em uma turnê porque ele era baterista numa banda chamada Deadsy alguns anos atrás, então foi legal tê-lo conosco porque ele é um ótimo amigo,” disse Hahn. “Há três canções na trilha que se encaixam perfeitamente com o que está acontecendo e acabaram se tornando temas bem particulares durante o filme. Algumas delas eram só umas ideias que o Linkin Park tinha que não se encaixavam direito em parte alguma, e foi assim que encontramos um lugar para elas. Aí o restante foi um monte de experimento que Alec e eu conseguimos juntar, mas definitivamente foram inspiradas nas músicas da banda.” Hahn não sabe dizer se terá um álbum da trilha sonora de Mall, mas assegura que “temos um álbum inteiro que vale a pena mostrar.”

Hahn vai avançar o lançamento de Mall com uma exibição de arte, pouco antes da estreia do filme, no Gnome Gallery em Los Angeles, com peças “inspiradas pelo filme” de mais de 50 artistas. Enquanto isso, Hahn e o Linkin Park estão em turnê com o 30 Seconds To Mars e AFI, que termina no dia 19 de Setembro em Concord, Califórnia – apesar do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante no filme Dallas Buyer’s Club (2013) de Jared Leto (vocalista do 30STM) nunca ter sido visto. “Vou ter que ver se ele tem mesmo,” Hahn diz, rindo. “Ele deve carregar o Oscar por aí em uma mala com ele. Nunca se sabe.”