Corey Taylor diz que Chester Bennington e Chris Cornell não eram covardes

Recentemente, a equipe da Loudwire se encontrou com o vocalista do Slipknot e do Stone Sour, Corey Taylor, antes de uma sessão de autógrafos para o seu novo livro, America 51. Com uma voz ativa e autêntica para a comunidade da saúde mental, Taylor falou contra aqueles que vem chamando Chris Cornell, do Soundgarden, e Chester Bennington, do Linkin Park, de covardes por terem cometido suicídio.

Cornell e Bennington morreram com apenas algumas semanas de diferença, e exatamente da mesma forma, causando uma tristeza imensurável em meio à comunidade do rock. Mas, mesmo com a dificuldade de lidar com a perda de duas lendas modernas, algumas das reações às suas mortes fizeram o luto de muitos fãs aumentar. Os rótulos de “covarde” e “egoísta” vem ecoando na internet, mas Corey rapidamente derrubou esses termos.

“Chamá-los de ‘covardes’ é uma forma muito imatura de enxergar isso. Obviamente eles estão machucados, e por isso estão atacando e dizendo isso,” diz Taylor. “É o jeito fácil de enxergar algo assim, pois faz você não ter que encarar o problema sério que isso é. É fácil alguém rotulá-lo dessa forma, assim eles podem virar as costas para isso e fingir que não aconteceu com eles, quando por dentro estão sofrendo. Pessoas que enfrentam a depressão estão quase constantemente em estado de sofrimento. Ele vem e vai, sabe, a maré sobe e desce. É difícil passar por esse intervalo. As pessoas precisam perceber que isso não só é imaturo, mas é também evitar e desnecessariamente simplificar um problema muito real, e um problema que pode ter muito a ver com muitos outros que estão acontecendo em nosso país nesse momento, seja o suicídio ou o problema dos opioides. As pessoas não querem mais sentir. E por quê? Vamos entender a fundo por que há um aumento, não só de TEPT [Estresse Pós Traumático], mas de depressão severa de maneira geral.” 

Corey fala sobre sofrer de Transtorno Bipolar e o quanto isso o faz ter altos e baixos. “Eu tenho prática e pessoas com quem posso conversar para que eu possa me impedir de dar contra esse muro. Mas é difícil, cara. É difícil. E algumas pessoas não tem esse luxo. Algumas pessoas, como nossos amigos, dão de cara com o muro.” E adiciona, “É uma maldita tragédia. Isso não os faz covardes. Eu ouvi até mesmo pessoas recentemente dizendo algo do tipo ‘Isso era para acontecer. Isso sempre acontece.’ Eu fiquei tão bravo ouvindo isso, que me pronunciei dizendo ‘Você está absolutamente errado por dizer isso.’ Suicídio não deveria ser uma conclusão precipitada. Isso significa que você não está ouvindo. Se você diz se importar com aquela pessoa, isso significa que você não está ouvindo. Então eu estou ouvindo.”

O músico eventualmente começou a se direcionar às pessoas em sofrimento por transtornos mentais, buscando oferecê-las apoio. “Estou fazendo tudo que eu posso para garantir que as pessoas saibam que existem outras que estão ouvindo. Existem lugares que elas possam ir, seja um amigo ou um estranho. Existem organizações, centros e pessoas que se dedicam a ouvir, porque às vezes é só o que você precisa, alguém para ouvir, uma válvula de escape. Não vai mudar a severidade disso, mas ajudará você a se sentir melhor, levará embora esse confinamento solitário e essa sensação de que você está sozinho. Você não está sozinho.” declara. “Nenhuma das pessoas que se sentem assim estão sozinhas. Eu me sinto assim e tenho certeza de que você conhece pessoas que também se sentem assim, ou você se sente assim, mas você não está sozinho. E é importante que as pessoas saibam disso. Você não é um covarde.”

Para aqueles que sentem necessidade de buscar ajuda, Corey recomenda as seguintes instituições de ajuda:

Ligue para a National Suicide Prevention Lifeline se você precisa conversar – 1-800-273-8255.

You Can NOT Be Replaced trabalha com jovens sofrendo de transtornos mentais – www.youcannotbereplaced.com

A You Rock Foundation compartilha histórias de músicos como Corey Taylor para educar e empoderar pessoas sofrendo de depressão – www.yourockfoundation.org

O The National Runaway Safeline é um grupo de divulgação dedicado a adultos que precisam de ajuda para conversar com seus jovens sobre transtornos mentais ou teve algum jovem que fugiu de casa – www.1800runaway.org

Fonte: Loudwire