• Home
  • Entrevista
  • Entrevista exclusiva com Andy Copping, co-fundador e produtor do Download Festival

Entrevista exclusiva com Andy Copping, co-fundador e produtor do Download Festival

O LinkinPark:br entrevistou, de maneira exclusiva, um dos mais famosos produtores do mundo, Andy Copping, reconhecido internacionalmente por ser o produtor e co-fundador do Download Festival, um dos maiores festivais de música do planeta. Ele revelou, com exclusividade, que o Linkin Park seria uma das atrações principais do Download Festival na Inglaterra em 2018. Além disso, Andy falou sobre os bastidores da negociação para a apresentação da banda tocando o “Hybrid Theory” na íntegra, memórias marcantes e muito mais. Confira a entrevista exclusiva!

LPBR: Qual foi sua primeira impressão do Linkin Park depois de vê-los ao vivo no Download Festival em 2004 como atração principal?

Andy: Eu tinha visto o Linkin Park várias vezes antes, mas eles provaram que foram dignos da posição de atração principal do festival em 2004

LPBR: Como surgiu e de quem partiu a ideia da banda tocar o “Hybrid Theory” na íntegra no Download Festival em 2014? Como foi abordar isso com a banda?

Andy: Me foi proposto colocar o Linkin Park na edição do Download Festival na Inglaterra em 2014 no final de julho de 2013. Inicialmente, eu disse que era muito cedo para a banda voltar ao Download e que precisávamos de uma perspectiva diferente. Disseram-me que haveria um novo álbum saindo e que era esperado o seu lançamento em abril ou maio de 2014, o que seria apenas algumas semanas antes do festival. Eu estava preocupado que a banda tocasse muito material novo como parte de seu show, o que não seria familiar para o público. Por isso, disse novamente ao empresário que precisávamos de algo que animasse os fãs. Discutimos isso no escritório e nosso chefe de relações públicas, Charley Bezer, sugeriu a ideia de fazer com que a banda tocasse “Hybrid Theory” na íntegra. Eu não achava que isso seria aceito pela banda, mas eu apresentei a ideia para o empresário. Eu disse que se eles tocassem o “Hybrid Theory” como a parte principal do show, isso lembraria as pessoas de como o Linkin Park é uma grande banda, mostrando a todos que este foi o álbum que iniciou um ‘movimento’ e que seria um bom trampolim para o lançamento do novo álbum, que agora estava sendo lançado em setembro de 2014 – três meses após o Download. O empresário resistiu no início, mas disse que falaria com a banda sobre isso. Depois de algumas semanas, ele me retornou e disse que a banda tinha concordado e era um SIM!

LPBR: Qual a sua apresentação favorita do Linkin Park no Download Festival?

Andy: Achei que eles estavam particularmente bons em 2007 e assisti ao Chester todo o show. Ele deu tudo de si. No entanto, o show em 2014 foi o melhor, já que foi algo muito especial.

LPBR: Existe alguma história engraçada ou marcante com a banda que você gostaria de compartilhar conosco?

Andy: Minha história mais marcante com a banda foi quando eles estavam tocando na Arena O2, em Londres, um pouco depois de terem tocado no Download 2014. Eu estava nos bastidores conversando com o empresário quando Chester veio até mim, me abraçou e apertou minha mão. Ele disse: “Não tive a chance de dizer isso a você no Download, mas quero agradecer por nos convencer a tocar ‘Hybrid Theory’ – isso nos motivou totalmente como banda e nos fez perceber o motivo pelo qual estamos aqui. Muito obrigado!” – Jamais esquecerei esse momento.

LPBR: Você já viu e produziu vários shows ao longo de sua carreira. Na sua opinião, o que faz o Linkin Park se destacar em relação a outras bandas?

Andy: O Linkin Park está em uma categoria própria. Eles nasceram fora da cena nu-metal e foram um dos principais personagens desse movimento. No entanto, o grupo se tornou muito mais do que isso. Eles se tornaram uma banda com nível de tocar em estádios e de ser atração principal de festivais em todo o mundo por méritos próprios. Eles trabalharam duro para chegar onde chegaram.

LPBR: O Linkin Park recebeu reação dos críticos e fãs por seu álbum de 2017, “One More Light“, que é considerado um álbum pop. Ainda assim, eles se apresentaram em vários festivais, principalmente de metal, como Download, Maximus e Hellfest durante o ciclo de turnê deste álbum. Embora a turnê tenha sido um sucesso em geral, o público não foi muito receptivo ao novo material em alguns deles. O que você acha sobre isso e qual foi a sua percepção do público durante os shows do Linkin Park no Download Paris e no Download Madrid?

Andy: Cada banda passa por altos e baixos em suas carreiras – principalmente devido a álbuns que não são tão bem recebidos quanto outros. Isso acontece e não é nada novo. O Linkin Park tem um enorme trabalho de base, então ao vivo eles sempre arrasam. O fato do “One More Light” ter sido percebido como um álbum pop por alguns é irrelevante. Ainda era o Linkin Park e eles sempre seriam o Linkin Park.

LPBR: Em uma entrevista recente, você revelou que o Linkin Park deveria ser, originalmente, a atração principal do Download Melbourne em 2018. A banda estava agendada para algum outro festival ou edição do Download em outros países no mesmo ano?

Andy: Haviam conversas acontecendo e estávamos perto de fazer acontecer. Isso também incluía o Download Festival na Inglaterra. Lembro-me de estar no aeroporto de Londres me preparando para voar até Nova Iorque, eu estava falando com o agente da banda sobre tudo isso. Eu disse a ele que precisava pegar o voo e que ligaria para ele quando pousasse. Assim que cheguei em Nova Iorque, soube que Chester havia partido. Eu, como todo mundo, estava em choque. Liguei para o agente, que havia acabado de receber a notícia – era e ainda é difícil de compreender.

LPBR: Todo ano há uma transmissão dos melhores momentos do Download Festival. Como as músicas são escolhidas para a transmissão? As bandas têm alguma influência no processo de seleção?

Andy: Todas as bandas estão fortemente envolvidas no processo de seleção – é, em última análise, a escolha de quais faixas serão transmitidas. Estamos à disposição para aconselhá-los e tentar orientá-los na direção certa sobre o que pareceria melhor para a programação, mas eles têm a palavra final e assinam.

LPBR: Com a banda atualmente em hiato, os fãs estão ansiosos por material novo do Linkin Park. Podemos esperar algo inédito da banda no canal do Download Festival no YouTube em algum futuro próximo? Um dos shows mais cobiçados entre os fãs é o show da banda no Download 2014.

Andy: Temos falado com a gravadora e com o empresário sobre as filmagens de 2014, já que temos as gravações completas das bandas daquele ano. Esperamos que, em algum momento, a maior parte, senão todas as filmagens, sejam lançadas. Seria incrível. Foi a única vez que a banda tocou “Hybrid Theory” na íntegra.