Notícia

Lendário baixista elege o "Big Four" do new metal

Conhecido por ter integrado uma das bandas do "Big 4" do thrash metal — ao lado de Metallica, Slayer e Anthrax —, o ex-baixista do Megadeth, David Ellefson, resolveu aplicar o mesmo conceito a outro movimento musical: o nu-metal. Em episódio recente de The David Ellefson Show (via Loudwire), ele compartilhou quais bandas, na sua visão, merecem esse título dentro do subgênero que dominou as paradas nos anos 2000.

Para Ellefson, mais do que um estilo musical, o nu-metal foi "uma era". "Nu-metal não é tanto um gênero. Foi uma era, certo?", afirmou o músico, destacando as diferenças sonoras entre bandas agrupadas sob o mesmo rótulo, como Limp Bizkit e Static-X

Mesmo assim, ele apontou com segurança os quatro nomes que, para ele, são os fundadores incontestáveis do movimento: Korn, Limp Bizkit, Linkin Park e Slipknot. "Eu diria: Korn, Limp Bizkit, Linkin Park e Slipknot", declarou. Vale lembrar que seu ex-patrão, Dave Mustaine, detesta o estilo

Ellefson lembrou que conheceu o estilo ainda nos anos 1990, quando o Megadeth saiu em turnê com o Korn, recém-lançado na época. "Lembro de pegar aquele CD e pensar: 'Ok, isso soa bem estranho'", disse. Já o impacto do Slipknot foi imediato: "Quando eles apareceram, vieram rugindo logo de cara... Foram realmente os líderes do movimento das bandas mascaradas"

Embora não tenha se identificado de início com o som do Linkin Park, Ellefson reconhece o valor da banda: "Entendi por que as pessoas gostavam, mas não era muito a minha praia. Hoje em dia, com o novo vocalista, acho super legal"

Fonte/Texto: Whiplash