Contradições

Mike Shinoda falou com a MTV sobre o videoclipe de The Catalyst (nome que ainda não tinha sido definido na época) e sobre o novo álbum:

O tão discutido A Thousand Suns do Linkin Park finalmente verá a, uh, a luz do dia em 14 de setembro, finalizando um processo de quase dois anos de duração, que viu a banda modificar-se de uma forma que nunca pensei que fosse possível.

E, como é o caso da grande maioria dos projetos, as coisas ainda estavam sendo trabalhadas até o último minuto. Caso em questão: O vídeo para o primeiro single do álbum, “The Catalyst”, que a banda a iniciou em Junho. De acordo com a tradição, o clipe foi dirigido pelo DJ da banda, Joseph Hahn, mas além de estar sentado na cadeira do diretor, ainda havia vários detalhes para se resolver, incluindo apenas como que eles iam chamar a música em si.

“Estamos decidindo o título da música enquanto estamos conversando”, disse Mike Shinoda, do LP, à MTV News no set do vídeo em Junho. “Nós viemos com um título em mente, que mudou as nossas cabeças, e provavelmente até ao final do dia, vamos ter um novo nome para a música.”

E, enquanto eles ainda estavam incertos sobre o nome da música, há alguns meses, os meninos sabiam exatamente o tipo de emoções que queria transmitir em seu videoclipe. Muito parecido com o álbum em si, eles estavam querendo algo grande, temas muitas vezes contraditórios: o poder e a bondade, a destruição e a salvação e a beleza.

“O conceito para o vídeo: É o tipo quando a ideia vem, assim, se você pudesse imaginar quando a fissão nuclear foi inventada, ou um momento em que algo assim pudesse ser usado para algo positivo ou negativo”, disse Shinoda. “Algo pode ser bonito ou pode ser destrutivo. Ou ainda, você sabe, se você já viu um fogo perigoso de longe, é devastador de perto, mas de longe, ele pode ser bonito. Esses são os tipos de temas que atravessam todo o álbum, e eles também são temas que você vê no videoclipe.”