Linkin Park promete “voltar as raízes” em Living Things

Em entrevista concedida à NME, Mike Shinoda esclareceu alguns rumores sobre como o novo álbum, Living Things, irá soar:

O Linkin Park falou sobre o Living Things, seu quinto álbum em estúdio, e disseram que acreditam que este álbum irá levá-los “de volta às suas raízes”.

O álbum tem lançamento previsto para 25 de junho, no Reino Unido, e 26 de junho, nos Estados Unidos. É a continuação da banda, após o quarto álbum, A Thousand Suns, lançado em 2010, que também foi produzido por Rick Rubin. Já é possível ouvir a única música disponível e o primeiro single do novo álbum, Burn It Down.

Conversando com a NME sobre o Living Things, o co-frontman Mike Shinoda negou os boatos de que a banda retornaria ao som nu-metal de seus primeiros discos, mas disse que a banda está mais perto de suas raízes.

Quando perguntado se o álbum terá mais guitarras pesadas, comparado aos outros álbuns mais recentes, Shinoda respondeu: “Isso é algo que realmente tem sido mal interpretado. O que nós realmente dissemos é que o álbum nos levará de volta às nossas raízes e temos a sensação de que antigimos isso, após muitos anos. Acho que isso foi mal interpretado, dando a entender que voltaríamos com as guitarras pesadas. Porém, há sim sons de guitarras no álbum“.

Então, foi questionado se isso significava o álbum continuaria no estilo de seu quarto álbum mais experimental, o A Thousand Suns, e Shinoda disse: “Vou te dizer assim, com o Minutes To Midnight e, mais ainda, com o A Thousand Suns, nós estávamos buscando ficar longe do som dos dois primeiros álbuns do Linkin Park. A razão para isso foi que nós sentimos, que se fizéssemos um terceiro álbum que soasse da mesma maneira, nós seríamos obrigados a fazer o mesmo tipo de som para sempre. Todo mundo viu como as músicas começaram a soar diferente, e com o A Thousand Suns, ficou ainda mais diferente“.

O cantor chegou a dizer que o álbum não significa que a banda “voltará aos velhos tempos”, mas que eles estavam mais dispostos a adicionar elementos das músicas antigas, neste novo álbum.

Ele acrescentou: “Acho que ficamos tão focados em adicionar novos elementos em nossa experiência, que acabamos nos esquecemos do que já tínhamos experimentado. Depois de fazer alguns álbuns focados apenas em elementos diferentes, conseguimos fazer soar como novo, mesmo usando algo que já experimentamos. Definitivamente não estamos voltando ao nosso velho estilo, apenas usamos todas as experiências que já fizemos“.