1 ano de A Thousand Suns

Há exato 1 ano atrás era lançado o quarto álbum de estúdio do Linkin Park, chamado “A Thousand Suns”.  Confira o especial com um resumo de tudo que ocorreu neste último ano clicando em Mais:

Assim como o antecessor, “Minutes to Midnight”, o “A Thousand Suns” causou polemica e dividiu muitos fãs que não aceitaram que a banda largasse definitivamente o new metal. O álbum começou a ser divulgado de maneira misteriosa com quebra cabeças em forma de códigos binários e outras mensagens estranhas, que geralmente eram postadas por Mike em seu blog. Os fãs começaram a procurar respostas para os enigmas  até descobrirem o nome do CD que era “A Thousand Suns”. O titulo foi retirado de uma das partes de “The Catalyst”, primeiro single do álbum. A banda não parou com os mistérios e precisou revelar a capa do disco, e convocou mais uma vez os fãs para decifrarem o mistério, que naquela vez foi que todos teriam que postar uma tag no Twitter chamada AThousandSuns que a medida que fossem colocando, a capa seria revelada aos poucos. Mais uma vez os fãs conseguiram e revelaram a capa, que até hoje não teve uma explicação sobre o desenho.

No dia 2 de agosto finalmente foi lançado o tão aguardado single “The Catalyst”, o single não teve o sucesso dos anteriores, mas mesmo assim se saiu bem na primeira semana com aproximadamente 60 mil downloads, um numero bastante significativo para uma banda de rock atualmente. Alguns dias depois foi lançado o clipe, que mostra um mundo pós apocalíptico com Chester se afogando, Mike usando um capuz que cobre quase todo seu rosto e no final uma guerra de tinta colorida com os outros rapazes .

Eles aproveitaram o Video Music Awards do ano para divulgar o single e também o álbum que sairia no dia seguinte. Em sua primeira semana de lançamento “A Thousand Suns” vendeu mais de 240 mil cópias, porém quase perdendo para o rapper Trey Songz, mas felizmente o debut do LP foi bem e no mundo todo vendeu mais de 500 mil cópias em uma única semana.

Com isso a banda decidiu por o pé na estrada e começar sua turnê de divulgação na America Latina, com três shows,  divididos em três países, nos quais se incluiu a inesquecível apresentação no festival SWU que ocorreu no dia 11 de outubro(bem, eles só subiram no palco no dia 12 praticamente devido ao atraso da banda Queens of The Stone Age ). Depois disto eles tocaram na Europa(incluindo um show gratuito ao céu aberto na Espanha para o MTV Europe Music Awards), no início de 2011 tocaram nos Estados Unidos, depois Europa e atualmente a banda se encontra na Asia para uma serie de shows naquele continente e após isso retornarão ao estúdio para trabalhar no quinto álbum da carreira ainda sem previsão de lançamento.  Até agora  “A Thousand Suns” vendeu mais de 1,5 milhão de copias e teve quatro singles: “The Catalyst”, “Waiting for the End”, “Burning in the Skies”*, e “Iridescent”, e também teve um DVD extraído do show que ocorreu na Espanha em novembro de 2010, que foi incluído na reedição do álbum.

*lançado apenas em alguns países

Confira abaixo os clipes tirados do álbum.

Clipes oficiais

The Catalyst
Waiting for the End
Burning in the Skies
Iridescent