10 anos de Hybrid Theory

Muita ambição e alguma esperança: dez anos de Hybrid Theory

Até exatos dez anos atrás, seis rapazes de 20 e poucos anos apenas sonhavam que viriam a se tornar uma das maiores bandas de rock da história.
Não, eles não achavam que influenciariam gerações seguintes, nem que não seriam os queridinhos da crítica. Sabiam que tinham talento, sim,  e apostaram nele. E apesar disso, dez anos depois, influenciam praticamente uma geração inteira com suas músicas que falavam de problemas reais e de temas que ainda são atuais. Estamos falando do Linkin Park e de seu primeiro álbum, Hybrid Theory.

O disco foi lançado dia 24 de outubro de 2000, nos Estados Unidos, com um lançamento discreto e sem grandes esforços de divulgação por parte da gravadora.
Naquela época eles já estavam fazendo turnês em lugares pequenos sem grande reconhecimento, mas bastaram alguns meses para a banda estourar, vender feito água e lotar shows pelo mundo.  E tudo isso por causa das músicas do Hybrid Theory.

Embora tenha sido lançado em 2000, e ter um single – One Step Closer, que mais tarde virou hino de uma geração -, o álbum só estourou em meados de 2001, quando a banda lançou Crawling, música que os levou ao topo de inúmeras paradas pelo mundo, e ao Ozzfest, festival promovido por Ozzy Osbourne, junto com várias bandas famosas da época que atualmente nem são mais lembradas.  Nesta época foi lançado o single “In The End”; a música chegou ao segundo lugar do Hot 100 da Billboard e foi uma das mais tocadas daquele ano, inclusive no Brasil, onde o single morou no topo das rádios e paradas de clipes. Foi por causa de In The End que muitos de nós estamos aqui agora, e seguimos a banda no lançamento de Papercut e Points of Authority.

Dez anos se passaram, a banda cresceu, e muita coisa mudou desde aquele 24 de outubro.  Alguns reclamam que o Linkin Park mudou e deixou o new metal de lado, mas depois de uma década eles não são mais aqueles rapazinhos sem expectativa de vida: agora eles já são homens, alguns já são pais, são pessoas que apesar de tudo continuam humildes e talvez seja por isso que gostamos tanto deles. Afinal, tirando seu talento e milhões de dólares na conta bancária, eles são exatamente iguais nós,  e cresceram com essa mesma geração que embalaram ao som do álbum com capa acinzentada que mudou nossa vida.

E você, conheceu o Linkin Park na época do Hybrid Theory? Conte-nos sua experiência com o disco: qual foi a primeira música que ouviu, quando comprou o álbum… use os comentários para isso.

Ah, não esqueçam que hoje a partir das 15h tentaremos colocar a tag #HybridTheory nos Trending Topics do Twitter! Nos ajude a mostrar ao Linkin Park o esforço dos fãs para parabenizar a primeira década do disco.